Hoje, sábado, 22 de julho de 2017

REFLEXÕES > A ARTE DA CONVIVÊNCIA

Conviver é uma arte, porque requer habilidade e aperfeiçoamento tal qual qualquer outra arte que busque qualidade.




Conviver é uma arte, porque requer habilidade e aperfeiçoamento tal qual qualquer outra arte que busque qualidade.

No entanto para desenvolver esta arte, alguns elementos são mais que necessários.

É preciso amor para conviver,  pois o amor é o único elemento que produz um espírito de abnegação,  renúncia, liberalidade, e cria na gente a disposição para aceitar o outro tal qual ele é. Quando não temos esta disposição, a relação acaba sendo desenvolvida pelo nosso próprio egoísmo, mas não pela via do amor.  O que inviabiliza qualquer convívio saudável, porque sem amor, não há afinidade.

Também é preciso ter uma boa dose de coragem,  pois o convívio requer muitas vezes decisões que exigirão de nós sacrifícios, e sem coragem para correr alguns "riscos",  ficará impossível se chegar a certos acordos. 

Além disto, é necessário que se tenha confiança  na pessoa com quem eu convivo. E a confiança só acontece coma convivência a medida que vão acontecendo as afinidades.
Quando ainda não confiamos, porque pouco conhecemos...damos espaço para as frustrações que a convivência com o outro pode trazer, a medida que vamos descobrindo que ele é diferente do quem pensamos ser.... E então, o desastre está estabelecido....é só uma questão de tempo.

A renúncia, é um elemento sem a qual jamais haverá acordo entre as duas pessoas. É impossivel caminhar juntos sem aprender a renunciar muitas vezes, até porque as pessoas que desejam caminhar juntas, muitas vezes tem gostos, vivências, e maneiras diferentes de pensar sobre a vida. 
Lembro do que o Sábio Salomão disse...Andarão dois juntos se entre eles não houver acordo?... E os melhores acordos acontecem no campo da renúncia.

É fundamental ter sabedoria...Pois é necessário entender que há tempo e hora de calar e de falar, de estar perto, de estar longe, de abraçar e de deixar de abraçar, e de respeitar os momentos distintos ou o "tempo" de cada um também.
Nas conversas, é importante dar opinião, porém é igualmente importante saber ouvir a opinião do outro também, pois uma pessoa sábia, é segura o suficiente para não sentir  qualquer desconforto em ouvir quem pensa diferente, respeitando e acolhendo.

A
verdade deve ser, e principalmente,  uma condição. Sem verdade qualquer convívio é mera ilusão.  Não há concretude numa relação aonde a verdade não seja absoluta. Sem verdade, o outro é uma miragem que eu construí, e eu me torno para ele um objeto de projeção, e fatalmente seremos visitados por uma grande desilusão, na primeira dificuldade de convívio.
Quanto mais verdadeiro eu for, mais terei a chance de ser amado pelo que eu sou e não pelo que o outro construiu sobre mim e vice-versa. 

Todos estes atributos acima são desenvolvidos. Nós não "nascemos prontos" nestas questões, e precisamos nos aperfeiçoar ao longo de nossa vida, o que nos tornará em seres evoluídos e progressivos, e não estagnados e acomodados.
Porém para desenvolver em nós estas habilidades é necessário antes, adquirir um alto grau de 
paciência.  A Paciência também se aprende, e é um dos atributos fundamentais no desenvolvimentos de relações saudáveis.  É  só na paciência ou na "Paz-Ciência"...que ambos se empenharão por estabelecer a paz na a relação a qualquer custo, priorizando sempre as decisões que tragam conforto ao coração de ambos e que seja a escolha mais pacificada. 

Tudo tem seu tempo e cada um terá a sua "vez".

A arte do convívio, como qualquer outra arte, pode ser aprendida e praticada na nossa vida cotidiana.

Somente assim caminharemos em direção à construção de relacionamentos mais saudáveis e afetuosos, mesmo vivendo dias difíceis, aonde a desvalorização de tudo o que se refere ao amor caminha para a extinção.

Tenho buscado para mim este desafio....É minha meta e meu alvo na certa. Espero que seja o seu também!


Aprendendo....


Ana D´Araújo










Voltar


Ana D´Araújo

Psicoterapia | Ana D´Araújo 2011
www.anadaraujo.com.br