Hoje, sábado, 22 de julho de 2017

PSICANALISANDO > PSICANÁLISE E INTERNET - CONECTIVIDADE SAUDÁVEL




A Internet possibilita  conexões incríveis que são transformadoras em todos os campos de convívio do ser humano, além de que também é transformadora do comportamento, mudança de hábitos, alteradora de sentimentos e sensações, e isto muda o curso da vida de milhares de  pessoas ao nosso redor, e a nossa própria vida também.

Temos observado o poder que a internet tem, tanto para o bem, como para o mal, como uma ferramenta que pode ser manipulada na mão de quem a utiliza.

Cursos são oferecidos online, aumentando a capacidade do ser humano para a sua apresentação no mercado de trabalho e nos convívios sociais.

São inúmeros os sites de relacionamento, aonde a pessoa pode se expor e falar de sua vida sem nenhum pudor, de sua rotina, dos gostos, dos seus desejos, de com quem se relaciona, mostrando-se como se estivesse numa vitrine. O Perfil social mais "inteligente e ativo" é o que faz a pessoa mais  agradável, comunicativa, idônea ou séria.

O termômetro que avalia uma pessoa como “Gente boa” é a quantidade de adesões que ela tem como “amigos” no seu perfil.

Na maioria das vezes, a realidade não é esta. Por trás de perfis extremamente comunicadores e superativos, se escondem pessoas tímidas, complexadas, compulsivas, adoecidas em sua sexualidade, e infelizes.

A internet proporciona também a fuga da realidade. Seja por instrumento dos sites de fantasia, aonde pessoas assumem personalidades mitológicas ou poderosas dos super-heróis, e entram em campos de batalha surreais, em busca de preencher um vazio existencial, quando nem elas mesmos sabem quem são.

Alguns "Jogos Online, hoje provam isto.  A pessoa se “encarna” no personagem de um avatar  na virtualidade, a fim de ser quem ela gostaria de ser na realidade, personificando e vivendo através daquele avatar a projeção de seu desejo.  Nesta "fantasia" , ela pode encontrar virtualmente os pais dos seus sonhos, ou a mulher ou homem dos seus sonhos, para juntos desenvolverem uma vida virtual, imaginária, e permite a ilusão do envolvimento horas e horas no computador, não sendo quem realmente se é , mas fugindo desta realidade e, na maioria das vezes,  por trás de suas telas, se escondem pessoas infelicíssimas, que se olharem para o lado não suportarão a sua própria realidade.

Desta forma, a internet também trás consigo o estigma adoecedor de muitas mentes e coração que fazem uso dela para aquilo que lhe constituirá distanciamento da vida real social, e os projetará de forma  enganadora na mentira como substituição da verdade.

Em meio a toda esta realidade, encontramos também milhares e milhares de benefícios trazidos pela era da informática.

Muitos pensadores desconhecidos exprimem suas idéias com eficiência e conivência. Muitos poetas, músicos, compositores, mestres, podem da mesma maneira divulgar seus pensamentos, idéias e criatividade para o mundo.

Amigos sinceros e leais podem ser encontrados também a partir desta facilidade virtual, fazendo com que novos laços sejam estabelecidos... e laços antigos restabelecidos.

Na psicanálise, a internet tem sido utilizada primeiramente  como uma "porta de comodidade", Possibilitando as pessoas que recorrem ao atendimento online, à mesma eficiência das terapias convencionais, sem que a pessoa precise necessariamente se deslocar, enfrentar a rotina do transito, estacionamento, e outros desgastes muito comuns a nossa vida diária.

Todavia, a internet possui por si mesma, a mágica da abertura e da exposição, que propicia a análise. 
O fator psicológico e emocional é a tela do computador, que primeiramente não se propõe a expor a pessoa fisicamente, antes proporciona a leitura da alma e do coração, quando utilizamos esta via com sinceridade.

Um dos maiores bloqueios que o ser humano tem, é a exposição física como embalagem da alma que ele mesmo carrega. A imagem é o que culturalmente aparece antes da mente e da inteligência, na maioria dos casos, o que faz com que pessoas tão inseguras,  se transformem em verdadeiros "super-heróis virtuais", já que a imagem física pode ser resguardada.  

A Terapia pela internet, tem se mostrado tão eficiente, por conter nela o ingrediente da "mágica da facilidade da exposição online", muito mais fortemente do que na realidade, tendo, contudo o compromisso de reforçar a importância de trazer a pessoa a viver em verdade a realidade, para que a vida se torne,  na realidade,  muito mais satisfatória.

O virtual e o surreal se encontram para fazerem a vida real ganhar novo significado!


A busca do profissional na área de psicanálise, no entanto, é algo delicado e sério. E deve ser feito com cautela e seriedade, pelo critério de confiança e afinidade.


Ana D´Araújo

Voltar


Ana D´Araújo

Psicoterapia | Ana D´Araújo 2011
www.anadaraujo.com.br