Hoje, sexta-feira, 22 de setembro de 2017

PSICANALISANDO > O QUE É PSICANÁLISE?

A terapia funciona como espelho interior e proporciona o início da mudança ou transformação - Ana D´Araújo




Conhecendo a Psicanálise


 “A terapia funciona como espelho interior e proporciona o início da mudança ou transformação”

(Ana D´Araújo)

 

Psicanálise....O que é?

 

É a ciência do inconsciente. É conhecida também como a ciência Arte. É a forma de tratamento das neuroses através do processo de Livre Associação, Interpretação de Sonhos, análise dos Atos Falhos e da Resistência.

A Psicanálise foi criada pelo grande médico neurologista judeu/Austríaco Sigmund Freud, que viveu entre 1856 e 1939. É uma ciência de vanguarda, da maior importância para que o homem se compreenda, e conviva melhor em suas relações pessoais. Freud se referia a Psicanálise como “ a profissão de pessoas que curam almas, que não necessitam ser médicos e que não devem ser sacerdotes”. Seu propósito é descobrir, no inconsciente dos seres Humanos, suas necessidades, complexos, traumas e tudo que perturbe seu equilíbrio emocional.

Qual a  diferença entre a Psicanálise a Psiquiatria e a Psicologia?


A Psiquiatria

 

É a parte da medicina que se ocupa das doenças mentais ou melhor dizendo, “doenças cérebromentais” aquelas de origem orgânica, geralmente apresentando lesões do córtex cerebral, e sua terapia se efetua por meio de processos medicamentosos, cirúrgicos, etc. A atuação do psiquiatra incide, especialmente, sobre as psicoses.

 

A Psicologia

 

É a ciência que se preocupa com o comportamento humano em seus aspectos e conduta.... objetivos observáveis, que possam ser medidos, testados, compreendidos, controlados, descritos e preditos objetivamente. Pode-se afirmar que o psicólogo se ocupa, antes de tudo, com a mente consciente do homem, utilizando-se de aplicação de testes e de outros recursos de sua especialidade.


A Psicanálise, vai além do empírico...com a proposta de chegar a alma, aonde todas as expressões existenciais ficam registradas.

 

O que é a Psicanálise  “Online” e Como acontece?



 

 A psicanálise On-line, agrega a todos os preceitos consagrados na psicanálise clássica, porém utiliza-se de novos mecanismos de trabalho, que são oferecidos pela tecnologia, como por exemplo os programas de mensagem em tempo real por voz ou texto. 

Há nesta forma de trabalho, vantagens que devem ser destacadas como: permitir o acesso a pacientes que moram em locais onde não há psicanalistas, atender a brasileiros que moram em outros países e desejam fazer a terapia na sua própria lingua,  ou ainda, para pessoas que não querem ir ao consultório, oferecendo flexibilidade nos horários, permitindo maior abertura emocional, que predomina nos contatos virtuais, além de oferecer preços menores que a média cobrada pelos psicanalistas em consultórios tradicionais.

 

Sobre o Psicanalista:

 

Quem é o Psicanalista?

 

É um profissional Clínico que pratica a Psicanálise  empregando metodologia própria pelo princípio evasivo.
É o profissional que aplica os princípios, os postulados, as técnicas e os métodos da Psicanálise no tratamento ou na prevenção de distúrbios psíquicos de natureza inconsciente, tais como: inadaptações, timidez, impulsividade, sentimento de culpa, desgosto obsedante, escrúpulo excessivo, distrações desagradáveis, dúvidas persistentes, abulias, fobias, obsessões, neurastenias, neuroses de fracasso, etc. e perturbações sexuais e somáticas de origem psíquica.

 

Como se forma o Psicanalista?

A Psicanálise Clínica é uma especialização feita após a conclusão do curso superior, a nível de pós-graduação.

No Brasil e no mundo, a Psicanálise é exercida livremente (não é regulamentada), contudo sob critérios éticos bastante rígidos. No nosso caso, no Brasil, seu exercício se dá de acordo com o artigo 5.º, incisos II e XIII da Constituição Federal. Sobre a legalidade da prática profissional psicanalítica, acrescenta-se ainda o Parecer do Conselho Federal de Medicina, Processo Consulta 4.048/97 de 11/02/98. Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério do Trabalho. Parecer n.º 159/2000 do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal, e Aviso n.º 257/57, de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico.

 

O Método:





O Tratamento acontece em sessões, no tempo de 50 minutos, pela Internet, utilizando o SKYPE para atendimentos com voz,  sendo no entanto, obedecidas todas as regras Psicanalíticas quanto à veracidade, a ética, e o sigilo profissional. O método é de natureza  existencial/experencial, com enfoque na teoria Junguiana, e filosofia existencialista.
 

 “ A terapia tem por objetivo reforçar a consciência” 

(Jung )


"A vida só se compreende mediante um retorno ao passado, mas só se vive para diante. "

(Soren Kierkegaard )

 

 

 

Contatos e Informações:

 Secretária: Fabrícia Martins - atendimento@anadaraujo.com.br

 

 

 

Voltar


psicanalise terapia

Ana D´Araújo

Psicoterapia | Ana D´Araújo 2011
www.anadaraujo.com.br